Empregabilidade, Home, Currículo

Eniac
Por Eniac em Apr 10, 2023 12:00:00 AM | 9 min de leitura

Muitos temem o momento da entrevista de emprego, sentem-se inseguros e incapazes de apresentar os seus anseios ao recrutador, assim perdendo a vaga de emprego. No entanto, tudo isso é devido a uma má preparação, por isso, é crucial o profissional avaliar alguns pontos antes de ir para entrevista de emprego. 

Dessa forma, vai diminuir a ansiedade e se sentir mais preparado para o momento e com uma boa performance, aumenta muito mais as chances de conseguir a vaga de emprego. Confira algumas dicas de como se sair bem em uma entrevista!

Nova call to action

A importância da preparação para a entrevista

A preparação é um aliado para um bom êxito. Por isso, buscar meios para estar preparado para uma entrevista de emprego é fundamental para ter um bom desempenho. 

O profissional deve procurar saber mais sobre a empresa e o setor que sua vaga está inserida. Ou seja, procurar saber sobre a cultura organizacional e quais são os princípios e história daquela empresa.

Como também, estudar mais sobre as funções da sua profissão e como o papel dela em determinada posição é desempenhada e quais são as normas da função. 

Além de mostrar ao recrutador o seu preparo e estar a frente de outros, sairá bem em alguma pergunta específica da área. Dessa forma, vai se sentir preparado e confiante, pois não será pego de surpresa e já vai ter noção dos principais pontos, respondendo adequadamente. 

Vale ressaltar, é importante deixar tudo organizado e separado para levar a entrevista, caso seja necessário como documentos ou algum material. Por exemplo, fotógrafos e designer gráfico precisam ter em mãos o seu portfólio. 

Outro ponto é, durante os dias que antecedem a entrevista, evite situações estressantes, como também comidas pesadas, tenha uma alimentação leve e hábitos que o ajude a acalmar.

Dicas de como sair se sair bem em uma entrevista

Para diminuir a ansiedade ter noção do que falar e como se comportar em uma entrevista pode ajudar a gerar mais confiança ao entrevistado. 

E com um mercado cada vez mais concorrido é importante saber se destacar em uma entrevista. Aumentando suas chances de conseguir uma oportunidade de trabalhar na área da sua profissão.

Por isso, confira algumas dicas do que é adequado comentar em uma entrevista e como se posicionar. Vale destacar, que cada entrevista de emprego é única, ou seja, o preparo pode ser o mesmo. Contudo, é importante verificar o que se adequa a sua vaga e procurar evitar falhas que podem diminuir suas chances de contratação. 

Saiba o quê falar sobre você

Um ponto de destaque para se sair bem em uma entrevista, é saber falar de si mesmo. Sobretudo, saber quais são os pontos que devem ser nomeados, para não narrar a vida toda e deixar de falar o que é importante, como:

  • Objetivos;
  • Pontos fortes;
  • Plano de carreira.

Neste momento, vale salientar quais são suas principais qualidades e os defeitos que podem melhorar. Assim, mostra ao entrevistador que é uma pessoa que tem autoconhecimento e busca se aperfeiçoar.

Muitos profissionais têm um êxito ruim em uma entrevista de emprego, pois não sabem como falar das suas qualidades e essa dificuldade pode mostrar aos recrutadores que ele é uma pessoa desligada que não consegue perceber seus próprios pontos. Por isso, é importante antes da entrevista refletir sobre suas ações e reações diante das circunstâncias. 

Entrevista de emprego


Demonstre interesse pela vaga 

Uma boa forma de mostrar que realmente deseja a vaga de emprego é apresentar quais são os acréscimos que você pode trazer para empresa. Uma vez, que muitos profissionais não tem noção de quais serão suas funções desempenhadas e só estão lá visando a remuneração.

Quando um profissional mostra que sabe quais são suas principais responsabilidades naquela função, demonstra ao recrutador que está ciente sobre suas responsabilidades.

Neste momento, o recrutador vai avaliar se realmente você tem aspectos que são semelhantes ao da cultura organizacional da empresa. 

Por isso, é importante estudar mais sobre a função, pois, quando for apresentar os pontos principais e sua vontade de trabalhar naquela empresa realizando determinada função, saberá se expressar bem.

Mencione suas experiências anteriores 

Fale sobre suas experiências anteriores, como era a função desempenhada e seu relacionamento com os colegas e superiores. 

Tome cuidado, para não apresentar pontos negativos sobre os seus relacionamentos na outra empresa. Apresente mais os pontos positivos e os conhecimentos que a outra experiência ofereceu e os resultados que teve executando aquela função.

Aproveite esse momento, e faça uma ligação de como sua vivência passada pode enriquecer seu comportamento na atual empresa.

Para isso, é necessário antes da entrevista avaliar como foi o seu comportamento e como desempenhou suas atividades na empresa anterior. Ao passo, que isso pode ajudá-lo também a detectar os erros e acertos, possibilitando uma visão ampla para o seu aperfeiçoamento profissional. 

Vale ressaltar, que não precisa comentar com o entrevistador sobre os seus erros, essa percepção dos seus pontos fracos é mais uma reflexão do que necessariamente ser usada como comentário durante a entrevista. Já que nela, é interessante destacar os seus acertos.

Faça perguntas 

Aproveite a entrevista para perguntar também sobre pontos específicos da empresa, com base na sua pesquisa sobre como funciona aquela empresa, faça perguntas diretas que mostre que realmente você conhece, principalmente perguntas ligadas a sua função.

Dessa forma, vai mostrar seu interesse sobre a empresa e que é proativo. No entanto, não faça perguntas óbvias, aparenta que não realizou uma pesquisa antes.

Por isso, é interessante anotar antes da entrevista quais são as perguntas que poderão mostrar seu conhecimento sobre a empresa e sua intenção de compreender mais sobre a função que deverá ser realizada.

Esse momento pode ser aproveitado também para acrescentar sua visão sobre aquela profissão e como é relevante sua função naquela empresa. Tenha cuidado para não falar mais do que de fato é! 

Fale sobre seu plano de carreira 

Uma empresa de sucesso busca de seus colaboradores visão e esforço para alcançar níveis maiores. Por isso, fale sobre seu plano de carreira e quais são as estratégias para o seu desenvolvimento profissional e como trabalhar naquela empresa pode te ajudar a alcançar.

O recrutador vai avaliar se você é uma pessoa visionária e não está perdida em suas ações. Além disso, buscando meios de crescer e isto é um benefício para a empresa que vai atuar, pois, consequentemente vai desenvolver cada vez mais com a ajuda daquele profissional.

Ao decorrer do tempo as empresas estão visando mais em pessoas que pensam a longo prazo, elas trazem inovação e crescimento para empresa que estão vinculadas. Dessa forma, o recrutador vai perceber pontos positivos da sua presença naquela organização.

Fale dos seus hábitos positivos 

Escolha quais são os hábitos positivos que trazem resultados para sua carreira profissional. Nesse sentido, o recrutador vai notar sua intenção de se desenvolver cada vez mais em sua função. 

Pois, é um profissional que está buscando meios externos de crescimento, por exemplo, treinamentos, livros referentes a sua carreira profissional. Aproveite para citar quais foram.

Ao passo que cada dia mais novidades surgem é essencial o profissional buscar atualizações, para estar em uma posição favorável no mercado. Além disso, mostra ao recrutador que é um profissional que não fica na zona de conforto, que constantemente busca aperfeiçoamento, demonstrando ser uma pessoa disciplinada e responsável pelo seu futuro profissional.

Tenha cuidado de não se alongar nessa parte, pois muitas pessoas acabam dando detalhes demais que não são próprios para uma entrevista. Por isso, atente-se aos hábitos que acrescentam na sua vida profissional e quais são adequados de ser citados, não fale muito da sua vida pessoal.

Mostre confiança 

Um profissional de sucesso é aquele que confia no seu potencial e não tem vergonha de ser avaliado, pelo menos não demonstra isso. Por isso, em uma entrevista o recrutador vai avaliar como você responde as perguntas e como se comporta diante de uma situação que não é tão confortável como uma entrevista. 

Nesse sentido, evite mexer muito as mãos e tente manter a respiração calma, para não mostrar ansiedade, como também não fique desviando o seu foco do entrevistador. É fundamental estabelecer um contato visual constante com o recrutador, mostrando que não está intimidado com aquela avaliação. 

Já que uma pessoa confiante e que acredita no seu desempenho sabe que poderá cumprir com o que é esperado dele para aquela empresa, como também sabe que entrevistas de emprego não são uma régua medidora do seu valor.

Aliás, o recrutador vai escolher pelo profissional que não demonstra desconforto em situações importantes, pois muitos profissionais precisam representar as empresas em eventos ou reuniões. Logo, um profissional confiante vai trazer uma boa imagem para empresa que trabalha.

Não fale demais 

Ficar calado em uma entrevista por um longo tempo é algo ruim, mas ficar falando demais é ruim, aparenta ser uma pessoa ansiosa e agitada. Dessa forma, o profissional precisa avaliar quais são os momentos ideias para comentar algo ou apresentar seus pontos de vista.

Nesse sentido, é relevante saber bem o que é importante ser dito em uma entrevista, assim o recrutador vai perceber que é uma pessoa atenta e sabe quais são os momentos que é preciso se expressar. 

Um bom recrutador está a todo momento percebendo o seu comportamento, como você interage com ele e quais são suas expressões. Além disso, no momento em que não estiver mencionando algo, permaneça com uma aparência tranquila. 

De tal maneira, que o entrevistador vai notar que é uma pessoa que consegue escutar e quando está calada fica concentrada no que a outra pessoa comunica. Logo, vai ganhar pontos positivos, pois em uma empresa é crucial saber o momento certo de se expressar e o de ouvir. 

Mantenha o foco no seu currículo 

Um elemento principal para um entrevistador saber se o profissional é verdadeiro é quando ele se apresenta de acordo com o que está no currículo. Algumas pessoas colocam no currículo coisas que são falsas, por exemplo, acrescentam cursos e habilidades que não têm. 

Por isso, o entrevistador está bem atento a esse quesito e vai avaliar como o profissional vai reagir a cada pergunta sobre o quê está no seu currículo. Nesse sentido, o profissional precisa lembrar e saber responder sobre os pontos citados no currículo.

Além disso, ser perspicaz para usar o currículo no seu momento de entrevista é importante, citando suas experiências conforme está lá. Dessa forma, vai demonstrar que consegue seguir uma ordem cronológica sem muita dificuldade, assim o entrevistador vai entender que o profissional é alguém capaz de narrar sua história. 

Têm profissões que lidam bastante com o público e precisam se comunicar constantemente e no momento da entrevista é o ideal apresentar ao seu recrutador habilidade de comunicação e a facilidade de contar fatos sem ignorar detalhes. 

Como se vestir para uma entrevista de emprego 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como se vestir para uma entrevista de emprego. Antes de tudo, é importante conhecer bem a empresa e as características da sua profissão. 

Por exemplo, não dar para um designer gráfico ir para uma entrevista de terno, já que sua profissão é mais criativa. Por isso, é crucial se vestir de acordo com o perfil da sua profissão. 

No entanto, há algumas regras que valem para todas, como:

  • Evitar decotes;
  • Chinelos;
  • Roupas apertadas que modelam muito o corpo;
  • Roupas curtas;
  • Boné, etc. 

Eliminando esses erros, busque encontrar inspirações na internet de roupas que mostram o perfil da sua profissão. Além disso, nas redes sociais têm conteúdos voltados como se vestir adequadamente para as ocasiões. Por isso, procure os que são adequados para o trabalho.

Antes do profissional comunicar-se verbalmente, suas roupas já vão comunicar algo ao recrutador, quanto mais ciente do poder que uma roupa tem ao ditar como uma pessoa é. O profissional estará mais atento a como se vestir e procurar peças que possam traduzir suas intenções e o seu perfil. 

Empregabilidade Home Currículo

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Relatório de estágio: o que é, como montar e mais!

Ao transpor a linha entre a teoria e a prática, o estágio surge como uma ferramenta fundamental na construção da ...
6 min de leitura

Saiba como escolher a profissão dos seus sonhos!

Na encruzilhada entre juventude e maturidade, a decisão profissional clama por uma escolha criteriosa diante do vasto ...
5 min de leitura

Evitar procrastinação: como focar nos estudos!

Em um mundo cada vez mais veloz e repleto de distrações digitais, a procrastinação surge como um dos grandes desafios ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Empregabilidade Ver mais conteúdossobre Home Ver mais conteúdossobre Currículo