Home, Gestão de Recursos Humanos

Eniac
Por Eniac em Feb 2, 2023 12:00:00 AM | 5 min de leitura

A gestão de recursos humanos é a condução planejada dos objetivos da instituição com o subsídio humano, que são os funcionários. As pessoas são o principal ativo de uma empresa, sem elas não há como conduzir um negócio para patamares maiores. Da mesma forma, não dá para seguir com uma equipe que não é organizada nem colaborativa.

O bem estar e a felicidade dos funcionários influenciam bastante o progresso de uma corporação. Um profissional triste, com problemas com a empresa, desconfortável com várias coisas internas não consegue ter um bom desempenho. Por isso, o setor de recursos humanos deve sempre visar o bem estar dos seus trabalhadores.

Inscreva-se


Sobre o que o gestor de RH é responsável?

Um profissional que trabalha com gestão de Rh é responsável por trabalhar com os diferentes grupos e pessoas de uma empresa. Ele é o agente que deve estar atento às mudanças que os trabalhadores sofrem durante os anos de serviço em uma instituição. Essas alterações podem ser por conta das fases que os prestadores de serviço passam ou por admissão e demissão dos contratados.

Ademais, o gestor ou gestora de RH tem que ter uma visão ampla, para observar como estão os negócios da empresa, e uma mais reduzida, com o objetivo de analisar se cada funcionário está dando o seu melhor e colaborando para o desenvolvimento da companhia. Logo, ele é uma peça importante de controle de lucros e custos, pois o serviço humano é quem proporciona o desenvolvimento da instituição.

O setor de RH também é o encarregado de contratar e demitir as pessoas, de acordo com a necessidade da empresa. A responsabilidade é imensa, embora seja o dia a dia dessa área. A gestão de pessoas também é associada ao setor financeiro, pois as negociações de salários dos contratados e os benefícios das pessoas que são demitidas também passam pelas mãos dos profissionais de RH.

Por ser um dos ramos mais importantes das empresas, a atualização de estratégias para melhorar a gestão de RH local devem ser sempre implementadas e executadas. 

Pensando nisso, separamos 5 dicas que vão auxiliar na produção de melhores resultados na gestão dos recursos humanos. Confira:

Ter mais empatia

A empatia é a base de qualquer relacionamento social, inclusive no meio do trabalho. Entender as pessoas e colocar-se no lugar delas é essencial para que o dia a dia em sociedade se torne mais agradável e compreensivo. A diversidade está cada vez mais presente dentro das empresas e urge a necessidade de respeitar as diferenças.

Para isso, o RH deve estar sempre disposto a ouvir os trabalhadores e estar disponível para resolver as pendências de cada profissional. Tudo isso deve estar sempre associado ao planejamento da empresa e ao seu desenvolvimento. Não é um privilégio dado ao contratado, mas sim o direito de ser reconhecido e tratado como um ser humano.

Invista em programas de capacitação

A implementação de cursos de capacitação profissional auxiliam na especialização da mão de obra, na autoestima dos funcionários e na produção de serviço. Ao contrario que muitos pensam, promover eventos como esses não demandam muitos custos, além de que a despesa que a empresa terá será um investimento que gerará lucro no futuro.

Vale frisar que muitos desses eventos de capacitação podem ser feitos por algum dos membros da própria equipe de profissionais. Essa estratégia auxilia a empresa com os gastos e também facilita o aprendizado dos funcionários por ter uma pessoa, que já sabe como a equipe funciona, ministrando o curso. 

Dê importância aos dados 

A área de gestão de RH tem a responsabilidade de sempre estar atenta às condições financeiras da empresa. Por esse motivo, os dados financeiros devem ser controlados e colocados na ponta do lápis. Inicie avaliando como estão os custos de plano médico, alimentação e seguro saúde. Esses itens podem contribuir positivamente com o lucro da empresa, pois garantem o bem estar dos funcionários.

Portanto, o gestor de RH deve sempre estar em contato com o setor financeiro da empresa para estar por dentro das finanças do ambiente. Com essas informações em mãos, ele poderá avaliar se pode contratar mais funcionários ou ser obrigado a demitir. Além disso, sabe se pode promover eventos interativos ou profissionais para os empregados. Tudo isso depende da situação financeira. 

Retificar os objetivos da empresa com a gestão do RH

A empresa possui objetivos e metas para alcançar durante um período, no setor do RH não é diferente. O gestor de RH deve ter em mente e anotado quais são os objetivos e em quanto tempo eles devem ser alcançados. Essa estratégia é de extrema importância para se ter uma equipe planejada e estratégica. 

Contratar profissionais capacitados e colaborativos

A porta de entrada das empresas é o RH. Por conta disso, esse setor deve se certificar que o trabalhador selecionado é apto para preencher a vaga com excelência e colaborar para a instituição. O gestor tem que avaliar se as competências profissionais e comportamentais são compatíveis com o cargo.

Para garantir que a gestão de RH seja eficaz nessa área de atuação, ele deve avaliar os participantes do processo desde o currículo, de maneira minuciosa. A partir da entrevista, o gestor já tem como avaliar o perfil de cada um. Após a contratação, o processo de adaptação do funcionário da empresa deve ser observado pelo setor de RH, para se certificar que a escolha foi correta.

Bônus: tenha a tecnologia como aliada

Uma boa dica para auxiliar na melhoria da gestão do RH é utilizar a tecnologia como uma aliada. Conte com soluções tecnológicas que podem armazenar as informações e os dados importantes da empresa e dos funcionários. Isso facilita a organização dos processos burocráticos e favorece a rapidez quando as informações forem solicitadas.

Essa ideia também colabora com a segurança das informações de toda a instituição, pois ao colocar os dados no computador é mais fácil colocar senhas e sistemas que dificultem o acesso de terceiros. A tecnologia também é eficaz contra a perda das informações, podem ser criados várias cópias e salvas na nuvem, que dificultam o extravio. 

Home Gestão de Recursos Humanos

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Relatório de estágio: o que é, como montar e mais!

Ao transpor a linha entre a teoria e a prática, o estágio surge como uma ferramenta fundamental na construção da ...
6 min de leitura

Saiba como escolher a profissão dos seus sonhos!

Na encruzilhada entre juventude e maturidade, a decisão profissional clama por uma escolha criteriosa diante do vasto ...
5 min de leitura

Evitar procrastinação: como focar nos estudos!

Em um mundo cada vez mais veloz e repleto de distrações digitais, a procrastinação surge como um dos grandes desafios ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Home Ver mais conteúdossobre Gestão de Recursos Humanos