Home, Redes de Computadores

Eniac
Por Eniac em Jul 15, 2023 12:00:00 AM | 6 min de leitura

A tecnologia e seus dispositivos estão espalhados em escolas, empresas, órgãos públicos e na casa das pessoas. Dessa forma, há profissionais que são especializados para manter uma rede de computadores que possa oferecer rapidez e segurança aos seus usuários. 

Nesse sentido, profissionais que exercem funções dessa área estão cada vez mais sendo reconhecidos no mercado, levando em consideração que suas atividades são essenciais para que diversas dinâmicas fluam. 

O que é rede de computadores

Rede de computadores é um conjunto de dispositivos interconectados que compartilham recursos e trocam informações entre si. Essa interconexão permite que computadores, servidores, dispositivos móveis e outros equipamentos se comuniquem uns com os outros, compartilhem dados, impressoras, conexão com a internet e outros recursos.

A tecnologia tem uma grande importância para a dinâmica de vários serviços. Por isso, muitas empresas têm nas suas rotinas a presença dela, principalmente ocorre por meio de uma rede de computadores que consiste em uma malha de vários sistemas computacionais que são usados para transmissão de dados. 

Esses dispositivos que estão interligados nessa malha enviam e recebem tráfego de dados, voz e vídeos, tudo isso é devido ao hardware e software que está instalado.

O profissional formado nessa área vai ser o responsável pela implementação de sistemas de redes e pelo seu monitoramento, para evitar problemas e também intervir para que o processo ocorra com mais rapidez. Dessa forma, eles podem atuar realizando:

  • Na construção de projetos lógicos e físicos para a implantação da rede de computadores que podem ser locais ou a distância;
  • Administram e realizam manutenção da rede de computadores na sua infraestrutura;
  • Apresentam soluções e trazem novas implementações para os equipamentos de informática;
  • Instalando novos sistemas de redes físicos ou software, identificando como relacionam entre si;
  • Verificando e trabalhando na segurança da rede. 

Essas são algumas das principais atividades que o profissional formado em rede de computadores executa. Ele é de suma importância para que todo o processo de rede de computadores possa ocorrer da melhor forma possível e com segurança.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os profissionais de redes de computadores é amplo e receptivo. Já que cada vez mais empresas e órgãos estão buscando as habilidades desses profissionais para otimizar suas rotinas empresariais. 

Não há dúvidas que é importante que uma rede de computadores possa ser capaz de oferecer segurança, boa conectividade e uma comunicação rápida para que todos os programas funcionem simultaneamente sem nenhuma interrupção. Dessa forma, os profissionais dessa área podem encontrar oportunidade de trabalho em empresas públicas ou privadas, auxiliando   nos seus setores para que funcionem com fluidez. 

Principalmente em empresas ligadas diretamente a tecnologia, como as que fazem desenvolvedores de software, indústria de hardware, operadora de telefonia e de internet são as principais fontes de trabalho para os profissionais dessa área e lá podem encontrar os melhores salários. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que os profissionais de TI tem 90% de empregabilidade e tem 80% de chances de encontrar um emprego na mesma área de curso. Além disso, o mercado de trabalho tem uma carência pela presença desses profissionais, uma vez que o número de vagas é maior do que o de profissionais especializados.

Inscreva-se


Perfil do profissional de Rede de computadores

Todo o profissional tem aspectos que contribuem para o seu crescimento na profissão. E os profissionais de redes de computadores têm traços que ajudam para a execução de suas habilidades, como organização e pensamento lógico que são uns dos principais. Outras características são:

  • Trabalho em equipe: Como ele será o responsável por gerenciar as redes de computadores e propor soluções é importante saber se comunicar para que a organização de tarefas e a gestão da sua equipe;
  • Visão sistêmica do negócio: Além de ter habilidades na sua função, é essencial compreender toda a dinâmica da empresa para que possa ofertar soluções nas redes de computadores para que venham acrescentar mais oportunidades de crescimento para o negócio;
  • Proativo: O profissional de rede de computadores precisa ser uma pessoa confiante e ativa, para que sempre esteja monitorando e buscando soluções, evitando que prejuízos e erros grandes apareçam.

Todas essas habilidades são fundamentais para a realização das atividades voltadas para redes de computadores, vale ressaltar que buscar informações do mercado e do campo tecnológico é de suma importância para se manter um profissional especializado e excelente.

Cargos para os profissionais em rede de computadores 

O profissional formado em rede de computadores tem a sua disposição a possibilidade de atuar em vários setores de uma empresa. Ou seja, ele tem a oportunidade de assumir vários cargos que sejam ligados ao campo tecnológico, visto que sua função é de grande importância para o funcionamento empresarial. Conheça alguns dos cargos que podem ser assumidos por um profissional de rede de computadores:

  • Administrador de redes: Ele será o responsável por administrar toda a rede de computadores e de fazer intervenções para que todos estejam funcionando de forma adequada;
  • Gestor de Análises de Risco: Podem surgir falhas ou situações inesperadas que podem prejudicar o funcionamento da rede, quanto antes for identificado, melhor será. Por isso, há profissionais dessa área que são direcionados para analisar futuros riscos que podem acontecer e aplicar intervenções;
  • Consultor de ambientes de rede: Encontra soluções que promovam melhorias para o desempenho das redes de computadores;
  • Agente de Ambientes de rede: Vai estabelecer processos que sejam capazes de agilizar o tráfego na rede de computador, contribuindo para que o processo ocorra com mais fluidez. 

Na maioria das vezes muitos profissionais se identificam com uma área dessa profissão e buscam se especializar cada vez mais para conseguir vagas de emprego em determinados setores.

Curso Engenharia da computação na Eniac 

Para aqueles que desejam ser profissionais que atuam na rede de computadores, podem buscar uma formação em Engenharia da computação com uma duração média de 5 anos. 

Na Eniac, que é uma instituição reconhecida pelo MEC, oferece o curso de bacharelado de Engenharia da Computação, disponibilizando professores especializados e que ensinam as melhores técnicas da área, facilitando o aprendizado dos seus alunos. 

Além disso, tem uma estrutura ideal para aulas práticas para que os alunos tenham cada vez mais contato com as funções da profissão e possam desenvolver aptidões necessárias para o mercado. Venha fazer parte da Eniac e ser um profissional de sucesso.

Veja também:

Home Redes de Computadores

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Dicas que todo estudante de fisioterapia deve saber

A fisioterapia é uma arte tão delicada quanto uma ciência exata, exigindo não só conhecimento teórico robusto, mas ...
5 min de leitura

Qual a diferença entre um nutrólogo e um nutricionista?

Em meio a um universo cada vez mais voltado para a saúde e o bem-estar, distinguir quem são os profissionais que atuam ...
7 min de leitura

Sobrevivência acadêmica: dicas e mais!

Navegar pelas complexidades da vida universitária pode ser uma jornada tanto desafiadora quanto transformadora.
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Home Ver mais conteúdossobre Redes de Computadores