Farmácia, Home

Eniac
Por Eniac em Mar 31, 2023 12:00:00 AM | 6 min de leitura

A área de farmácia é a ciência que estuda os medicamentos e seus efeitos no corpo humano. Os farmacêuticos são os profissionais responsáveis por desenvolver as drogas e monitorar a efetividade da produção, além de fornecer informações sobre o uso correto e seguro dos medicamentos para pacientes e outros profissionais de saúde.

Esse é um dos principais setores existentes na saúde, pois os medicamentos são feitos com o objetivo de auxiliar as pessoas e garantir qualidade de vida. As outras áreas da saúde são beneficiadas pela farmácia, principalmente a medicina, que é a responsável pela prescrição das drogas aos pacientes, de acordo com a necessidade. 

Os farmacêuticos também podem atuar em áreas não relacionadas diretamente aos medicamentos, podem contribuir de diversas formas, sempre voltados a promover saúde e bem estar para as pessoas. Sendo assim, podem atuar na pesquisa e desenvolvimento de cosméticos e produtos de higiene pessoal, alimentos e nutrição, e em análises ambientais.

Nova call to action

Como está o mercado de trabalho para o farmacêutico

Em geral, existem muitas oportunidades de trabalho na área de farmácia, especialmente nas grandes cidades e regiões metropolitanas. O setor de saúde é um dos mais importantes em todo o mundo e, portanto, há uma demanda contínua por profissionais qualificados em farmácia. Além disso, a pandemia da COVID-19 aumentou a necessidade de profissionais de saúde em geral, o que também beneficiou essa área. 

A Farmácia tem uma gama de possibilidades, que permite a quem se gradua nessa área escolher qual tem mais afinidade e seguir. Os farmacêuticos podem atuar em diversos segmentos, como farmácia hospitalar, farmácia clínica, indústria farmacêutica, análises clínicas e toxicologia. Além disso, também existem outras áreas em que o profissional de farmácia pode atuar, como pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde e higiene pessoal e gestão de saúde.

Quanto ganha um farmacêutico

A remuneração do farmacêutico atuante no mercado de trabalho hoje é bastante variada. No entanto, segundo dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em 2021, o salário médio dos farmacêuticos no país é de cerca de R$ 3.800,00 mensais para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Quem se forma em Farmácia trabalha onde

O profissional que se gradua em farmácia pode trabalhar em diversos lugares, atuando das mais variadas formas. Inicialmente, é esperado que o farmacêutico formado trabalhe em alguma farmácia de bairro, onde ele será responsável pela dispensação de medicamentos, orientação sobre o uso correto de medicamentos e atendimento ao público em geral.

Outra opção pode ser a atividade direta na indústria farmacêutica. Ele atua na análise de matérias-primas e insumos farmacêuticos, no controle e no monitoramento do processo de produção para garantir que todas as etapas estejam de acordo com as normas e regulamentações sanitárias.

Além desses, também existe a possibilidade de trabalhar em laboratórios clínicos Ele atua avaliando os resultados dos exames e também na realização de testes genéticos e moleculares, bem como em exames de microbiologia, imunologia e outras áreas da biologia.

Dentro de uma indústria de alimentos, ele garante que os alimentos sejam produzidos em conformidade com as normas sanitárias e de segurança alimentar, visando a proteção da saúde do consumidor. Também é capaz de realizar a análise e controle de matérias-primas utilizadas na produção de alimentos.

Principais áreas de atuação do farmacêutico

Como já dito anteriormente, a farmácia possibilita a quem escolhe essa profissão uma série de caminhos para seguir. As diversas opções exigem conhecimentos específicos e que obrigam o farmacêutico a se aprofundar, dependendo da escolha. Dentre as principais áreas de atuação do farmacêutico destacam-se: 

Farmácia Clínica

Na área de Farmácia Clínica, o profissional de Farmácia trabalha diretamente com os pacientes, realizando o acompanhamento farmacoterapêutico. Esse acompanhamento consiste em avaliar o uso dos medicamentos pelo paciente, identificar possíveis problemas relacionados aos medicamentos e desenvolver um plano de tratamento personalizado.

Ele avalia a medicação que o paciente está tomando e verifica se há alguma interação medicamentosa ou efeito adverso que possa prejudicar a saúde do paciente. Também pode acompanhar pacientes que precisam de tratamento de longo prazo, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, verificando se o tratamento está sendo seguido corretamente e fazendo ajustes quando necessário.

Indústria Farmacêutica

O farmacêutico pode trabalhar na criação de novas drogas, desde a fase de pesquisa até a produção em larga escala. Na produção, o farmacêutico é responsável por garantir que os medicamentos sejam produzidos de acordo com as Boas Práticas de Fabricação e com as especificações técnicas exigidas pelas autoridades regulatórias.

O controle de qualidade é outra área importante na indústria farmacêutica, e o farmacêutico é responsável por garantir que os medicamentos atendam aos padrões de qualidade e segurança exigidos pelas autoridades regulatórias. Isso inclui testes de estabilidade, pureza, eficácia e segurança dos medicamentos.

Farmacologia Hospitalar

Os hospitais exigem a presença de um farmacêutico de prontidão a todo momento. O objetivo principal dele é garantir o uso seguro e eficaz dos medicamentos pelos pacientes. Ele é responsável pela seleção, aquisição, armazenamento, preparação e distribuição dos medicamentos.

Além disso, o farmacêutico hospitalar é responsável por monitorar o uso dos medicamentos pelos pacientes, avaliando a eficácia, segurança e tolerabilidade dos medicamentos, identificando e resolvendo possíveis problemas relacionados ao uso dos medicamentos, como interações medicamentosas, efeitos adversos e falta de adesão ao tratamento.

Perfil do profissional de Farmácia

Para ser um bom profissional na área de farmácia é importante, a princípio, ter um conhecimento bem consolidado sobre as áreas de biologia e química, além dos conhecimentos específicos de cada classe de fármacos que são estudados durante a graduação.

É essencial também desenvolver habilidades de compreender e interpretar informações científicas e tecnológicas. Os recursos que são utilizados para aprender sobre as técnicas e conceitos da produção das drogas geralmente possuem uma linguagem mais acadêmica. Por isso, essa característica é importante.

Cabe também a esse profissional aprimorar sua capacidade para planejar, coordenar e executar atividades relacionadas à produção, controle de qualidade, armazenamento e distribuição de medicamentos e outros produtos farmacêuticos. Isso principalmente dentro da indústria farmacêutica.

Por ter a possibilidade de trabalhar diretamente com o público alvo dos fármacos, o farmacêutico deve ser capaz de realizar atendimento ao paciente, incluindo orientar sobre o uso correto de medicamentos, monitoramento de tratamentos e interações medicamentosas.

Sendo assim, ter uma formação em Farmácia é uma excelente opção para quem tem afinidade com as áreas de biologia e química e gosta de estar sempre aprendendo. O curso de Farmácia da Eniac prepara o estudante da melhor forma para a sua vida profissional.

Com uma formação voltada para ensinar com excelência e fazer o aluno se tornar um destaque na área de escolha, a Eniac possui uma equipe de professores extremamente capacitados e toda uma estrutura física e virtual que colaboram para uma formação de sucesso.

Veja também:

Farmácia Home

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Relatório de estágio: o que é, como montar e mais!

Ao transpor a linha entre a teoria e a prática, o estágio surge como uma ferramenta fundamental na construção da ...
6 min de leitura

Saiba como escolher a profissão dos seus sonhos!

Na encruzilhada entre juventude e maturidade, a decisão profissional clama por uma escolha criteriosa diante do vasto ...
5 min de leitura

Evitar procrastinação: como focar nos estudos!

Em um mundo cada vez mais veloz e repleto de distrações digitais, a procrastinação surge como um dos grandes desafios ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Farmácia Ver mais conteúdossobre Home