Engenharia Civil, Home

Eniac
Por Eniac em Mar 22, 2023 12:00:00 AM | 5 min de leitura

A Engenharia Civil é uma área da engenharia que se concentra na criação de estruturas físicas, desde o planejamento até a manutenção. Os engenheiros civis usam conhecimentos matemáticos, físicos, químicos e tecnológicos para desenvolver soluções eficientes para a construção de estruturas e a lidar problemas relacionados à construção e infraestrutura

Essa esfera da engenharia é uma das principais e mais requisitadas áreas da ciências exatas. Entretanto, é considerada uma das graduações mais difíceis desse ramo. Durante a graduação, os estudantes aprendem as habilidades necessárias para serem profissionais capacitados a lidar com várias situações da área de construção.

O engenheiro civil, mesmo com a grande disseminação do curso de engenharia civil pelo país, ainda é uma profissão que continua em alta demanda, pois a infraestrutura física precisa ser construída, mantida e melhorada continuamente para atender às necessidades da sociedade.

Como está o mercado de trabalho para Engenharia Civil

Devido ao crescimento populacional e ao aumento da urbanização, a demanda por infraestrutura, como edifícios, estradas, água e esgoto, continua a aumentar em todo o mundo. Isso cria muitas oportunidades de emprego para engenheiros civis, especialmente em países em desenvolvimento, onde a infraestrutura ainda está sendo construída e expandida.

Ademais, a demanda por soluções sustentáveis em engenharia civil está cada vez maior, impulsionada por preocupações ambientais e a necessidade de reduzir o impacto humano sobre o meio ambiente. Isso cria oportunidades para esses profissionais trabalharem em projetos verdes, como sistemas de transporte público e edifícios de baixo consumo de energia.

Os avanços tecnológicos também estão transformando a indústria da engenharia civil, com o uso de BIM (Building Information Modeling), análise de dados, inteligência artificial e automação, criando novas oportunidades de trabalho para engenheiros civis com habilidades em tecnologia da informação e engenharia de software.

No entanto, o mercado de trabalho para engenharia civil pode ser competitivo, e é importante que os engenheiros civis se mantenham atualizados com as tendências e tecnologias mais recentes em sua área, bem como adquirem experiência prática para se destacar na multidão de candidatos.

Quem se forma em Engenharia Civil trabalha onde

A Engenharia Civil é uma área vasta, com diversas oportunidades de empregos nas mais variadas localidades. Inicialmente, quando o profissional sai da graduação, é mais comum que ele trabalhe em escritórios de engenharia, que já tem uma história na construção civil.

Além disso, ele pode também atuar em empresas de construção civil. Essas são responsáveis pela construção de condomínios, shoppings e outras estruturas de grande porte, principalmente. 

Em todas as esferas governamentais, municipal, estadual e governamental, é necessária a presença de engenheiros civis, para serem responsáveis pelas obras financiadas por esses setores. 

Um outro local também são as indústrias, principalmente as mais voltadas a produção de larga escala, seja de alimentos ou energia. Todas, quando expandem, necessitam do engenheiro para participar de todo o processo de construção.

Principais áreas de atuação do engenheiro civil

Para ter a capacidade de trabalhar em vários locais, o engenheiro pode seguir uma gama de caminhos dentro da engenharia civil. Nesse ramo, o profissional pode trabalhar com construções comuns de casas e apartamentos, até em edifícios sustentáveis e tecnológicos. Dentre as principais áreas de atuação, estão: 

Construção

Na área de construção, o profissional de engenharia civil é responsável por diversas atividades, desde o planejamento até a execução da obra. O engenheiro civil pode atuar em diferentes etapas do projeto, desde a concepção até a entrega da construção.

No planejamento, o engenheiro civil define as etapas e atividades que serão necessárias para a construção. Na fase de projeto, o engenheiro civil é responsável por definir as especificações técnicas da obra, realizar cálculos estruturais e elaborar os desenhos técnicos. Ao chegar na execução da obra, ele vai supervisionar e gerenciar as equipes de trabalho.

Geotecnia

A Geotecnia é o estudo dos solos e rochas e como eles vão se comportar mediante uma construção civil naquele local. Logo, o engenheiro que trabalha nessa área é responsável por avaliar as condições geotécnicas do terreno antes da construção e determinar as medidas necessárias para garantir a segurança e estabilidade das estruturas.

Ele realiza estudos geotécnicos, que envolvem a análise do solo, rochas e água subterrânea, avaliando a sua capacidade de suporte para as fundações das estruturas, além de também realizar ensaios e testes de laboratório para avaliar as propriedades físicas e mecânicas do solo e rochas. Com base nas informações coletadas, ele inicia uma construção mais segura e eficaz para aquela localidade.

Transporte

O profissional que atua para a área de transportes realiza estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a implantação de novas obras e sistemas de transporte, avaliando os custos e benefícios de cada alternativa. Ele também pode realizar análises do tráfego local, definindo as características e capacidade das vias e sistemas de transporte.

Com base nas informações coletadas, o engenheiro civil projeta a geometria das vias, a sinalização, a drenagem e os elementos de segurança necessários para garantir a fluidez e a segurança do tráfego. Outra coisa que pode ser feita por ele é projetar os sistemas de transporte público, como ônibus, metrô e trens, definindo as rotas, estações, frota e tecnologia a ser utilizada.

Perfil do profissional de Engenharia Civil

Para ser considerado um bom engenheiro civil, o profissional deve ter algumas características e desenvolver habilidades que são essenciais para o exercício da profissão. Antes de tudo, ter um conhecimento técnico solidificado no aprendizado da graduação é importante para que os seus projetos sejam eficazes e seguros.

Ele deve ter uma visão ampla e integrada dos sistemas construtivos, considerando as interações entre os diferentes elementos das obras e a sua relação com o ambiente externo. Para assim, conseguir entregar um serviço de qualidade.

Além disso, é importante ter uma boa capacidade de comunicação interpessoal, pois ele irá trabalhar com pessoas de diversas profissões relacionadas à construção civil. Outrossim, também vai se comunicar com os seus clientes e entender o que eles têm em mente para a construção.

É essencial também que ele possua ou desenvolva habilidades gerenciais, que são importantes para o segmento de uma obra. Sendo capaz de  liderar equipes de trabalho, gerenciar projetos e tomar decisões estratégicas.

Dessa forma, graduar-se em Engenharia Civil é uma excelente opção para quem é uma pessoa que gosta de lidar com números e utilizá-los para projetar. O curso de Engenharia Civil da Eniac prepara o estudante da melhor forma para a sua vida profissional.

Com uma formação voltada para ensinar com excelência e fazer o aluno se tornar um destaque na área de escolha, a Eniac possui uma equipe de professores extremamente capacitados e toda uma estrutura física e virtual que colaboram para uma formação de sucesso.

Veja também:

Engenharia Civil Home

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Relatório de estágio: o que é, como montar e mais!

Ao transpor a linha entre a teoria e a prática, o estágio surge como uma ferramenta fundamental na construção da ...
6 min de leitura

Saiba como escolher a profissão dos seus sonhos!

Na encruzilhada entre juventude e maturidade, a decisão profissional clama por uma escolha criteriosa diante do vasto ...
5 min de leitura

Evitar procrastinação: como focar nos estudos!

Em um mundo cada vez mais veloz e repleto de distrações digitais, a procrastinação surge como um dos grandes desafios ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Engenharia Civil Ver mais conteúdossobre Home