Home, Ensino Superior

Eniac
Por Eniac em Jun 9, 2023 12:00:00 AM | 5 min de leitura

É certo que a educação é um elemento fundamental no desenvolvimento de uma sociedade e não se é diferente quando se fala em desenvolvimento profissional. De fato, o conhecimento acaba abrindo inúmeras portas para aqueles que desejam mudar de vida, desse modo, o ensino superior se torna uma importante chave para a construção dessa mudança. 

Há alguns anos, o conhecimento já era algo importante para a sociedade e para se conseguir um bom trabalho, mas, nos dias atuais, o mercado de trabalho tem estado cada vez mais exigente, passando a selecionar cada vez mais pessoas com maior nível escolar, o que torna imprescindível a formação em um curso de nível superior na atualidade, principalmente para a conquista de um bom emprego.

Com o avanço da tecnologia as profissões tem se modificado. O que há algumas décadas poderia ser feito por uma pessoa comum, hoje é feito por alguém com mão de obra qualificada. Nesse ritmo, o mercado tem dado espaço para aqueles que têm buscado qualificação em suas respectivas áreas através do ensino superior. 

Além disso, a faculdade também atende a outras exigências que as empresas costumam fazer hoje em dia, atuando não só como uma maneira de adquirir conhecimento, mas também de desenvolver inúmeras habilidades que são altamente valorizadas. É um ambiente onde se aprende a trabalhar em grupo, criar dinâmicas funcionais, se comunicar melhor, a ser qualificado, a saber agir em situações de emergência, resolver conflitos e entre outras habilidades. Dessa maneira, se você busca uma carreira de sucesso, o primeiro passo é fazer um curso de nível superior.

Qual a importância do ensino superior na vida de um indivíduo?

O curso superior começa a abrir um leque de oportunidades a partir do momento que você entra na universidade. Nesse momento já é possível dar início a pesquisas, projetos e posteriormente a estágios em grandes e pequenas empresas. Para isso, basta estar atento à carreira acadêmica e profissional, buscando sempre se atualizar e prestar um bom serviço. 

Outro benefício do ensino superior na vida do indivíduo é o desenvolvimento pessoal. As experiências vividas na faculdade são únicas e contribuem para o aprimoramento do conhecimento geral do indivíduo, para sua vida social, para o crescimento intelectual e consequentemente para uma melhor perspectiva das adversidades da vida. Além disso, o maior contato com a leitura e com o ambiente acadêmico faz com que o indivíduo tenha a formação de um melhor senso crítico e do raciocínio lógico diante de determinadas situações.

 

Cursos de bacharelados-3

Já estou inserido no mercado de trabalho, preciso de ensino superior?

Para aqueles que já estão no mercado de trabalho e desejam subir na carreira, o ensino superior pode abrir muitas portas. Além disso, ele também pode garantir a permanência no emprego, tendo em vista que, a tendência é que dia após dia as empresas, o comércio e as indústrias continuem a se modernizar, e infelizmente, quem não acompanhar junto essa mudança, pode ficar de fora do mercado.

E se eu não tiver muito tempo livre para estudar?

É fato que, muitas vezes, a falta de tempo é o principal motivo para desistir de ingressar numa faculdade. Entretanto, hoje em dia existem diversas opções de cursos EAD, em instituições qualificadas e reconhecidas pelo MEC, com horários mais flexíveis e muitas vezes até nos fins de semana. Além disso, você pode buscar técnicas de gerenciamento de tempo e de planejamento de estudo para otimizar o seu tempo e geri-lo entre o estudo e o trabalho. 

Outro ponto que também contribui para a decisão de não dar continuidade a carreira acadêmica é o lado financeiro, porém, atualmente existem diversos programas de financiamento que se adaptam a realidade e as necessidades de cada pessoa.

Existe idade para entrar na faculdade?

Bem, para isso, a resposta é não! O mundo está cada vez mais moderno, e para se realizar o sonho da formação superior não existe idade certa. Basta apenas querer e reconhecer a importância de se adquirir conhecimento nos dias atuais. 

Sendo assim, é só procurar uma instituição de ensino de qualidade e correr atrás do sonho da formação, independentemente de ser um jovem sem nenhuma experiência profissional, ou alguém com experiência de anos, o conhecimento sempre será um aliado importante para a vida profissional e pessoal. 

Além disso, nos últimos anos o acesso à faculdade se tornou mais fácil, o que fez com que pessoas de diversas idades retornassem aos estudos, finalmente tendo a oportunidade de fazer o nível superior e quebrando os paradigmas de idade certa para se estudar.

Se o meu sonho é empreender, preciso cursar o ensino superior?

A resposta é sim! Se você deseja empreender, seu ponto de partida deve ser na qualificação. Ninguém melhor para cuidar do seu negócio do que alguém qualificado, com conhecimento suficiente para saber como agir e administrar com qualidade e excelência o seu negócio. 

O ensino superior sempre será um investimento, independente da área profissional que for escolhida para seguir. Até mesmo para quem deseja prestar concurso público, ter nível superior é extremamente importante. Mesmo para cargos mais simples, os concursos tem exigido nível superior de escolaridade.

Como faço para decidir qual curso fazer?

Se você já está inserido no mercado e deseja crescer dentro da sua profissão, é ideal que busque um curso dentro da sua área e que agregue conhecimento às suas funções. Entretanto, se você ainda não tem uma profissão ou deseja mudar de emprego, é importante pensar em alguns fatores. 

Primeiro, deve pensar em quais áreas você se identifica, baseado nos seus gostos e habilidades e nas perspectivas que tem para o futuro. Em segundo, deve procurar saber quais as oportunidades que o mercado oferece a essa área e se é realmente o que você deseja. 

Depois de avaliar esses fatores e decidir o que quer fazer, o próximo passo é procurar uma instituição de ensino qualificada e que ofereça a modalidade que melhor se adaptar a sua rotina, seja presencial ou EAD.  O ensino superior tem o poder de transformar vidas, transforme a sua também!

Sendo assim, ter um curso superior é essencial nos dias de hoje. Ele proporciona educação especializada, desenvolve habilidades valiosas e aumenta as chances de emprego. Além disso, promove crescimento pessoal, constrói uma rede profissional, desenvolve habilidades sociais e ajuda a descobrir paixões e interesses. É um investimento valioso para o futuro profissional e pessoal.

Home Ensino Superior

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Relatório de estágio: o que é, como montar e mais!

Ao transpor a linha entre a teoria e a prática, o estágio surge como uma ferramenta fundamental na construção da ...
6 min de leitura

Saiba como escolher a profissão dos seus sonhos!

Na encruzilhada entre juventude e maturidade, a decisão profissional clama por uma escolha criteriosa diante do vasto ...
5 min de leitura

Evitar procrastinação: como focar nos estudos!

Em um mundo cada vez mais veloz e repleto de distrações digitais, a procrastinação surge como um dos grandes desafios ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Home Ver mais conteúdossobre Ensino Superior