Home, Home Office

Eniac
Por Eniac em Apr 17, 2023 12:00:00 AM | 14 min de leitura

O home office atualmente é uma das modalidades de trabalho que vem ganhando atenção e o interesse dos profissionais, por possibilitar flexibilidade e autonomia para atuação profissional. Há algumas profissões que têm a facilidade de se adaptar a essa nova forma de atuação. Conheça algumas delas!  

O que é Home Office

O trabalho home office consiste na realização das tarefas profissionais sem sair da sua residência, ou seja o profissional realiza suas funções sem necessariamente se deslocar todos os dias da sua casa até a empresa. 

Hoje em dia muitas empresas estão aderindo a essa modalidade, no entanto, exigem algumas coisas, para que o profissional tenha organização, disciplina e responsabilidade, e a produtividade não diminua.

Antes da pandemia essa forma de trabalhar já era conhecida, mas com as restrições para combater o Covid-19, muitos colaboradores que não exerciam suas tarefas do trabalho em casa, precisaram se adaptar. 

Conforme os dados coletados pela Bare International em 2021, aproximadamente 70% dos trabalhadores nacionais preferiam permanecer no home office, ao invés de retornar ao trabalho presencial. 

Alguns dos motivos são a flexibilidade, tempo disponível para realização de outras atividades, como:

  • Estudos;
  • Tempo com a família;
  • Conversar com os amigos.

Nova call to action


Uma vez que os profissionais não vão estar todos os dias enfrentando o trânsito, isto colabora para ter mais eficiência no trabalho e mais disposição para outras atividades.

Profissões para Home office

Há profissões que são mais fáceis de ser contempladas com o regime home office, devido a sua flexibilidade nas realizações das atividades. Conheça algumas:

Marketing

Atualmente muitas empresas estão realizando cada vez mais investimento no marketing. Dessa forma, profissionais dessa área estão se beneficiando, com uma alta escala de procura e com salários atrativos. 

Além disso, é uma profissão que as tarefas podem ser feitas home office, já que ele consegue liderar da sua casa:

  • Planejamentos;
  • Intervenções nas redes sociais;
  • Réguas de comunicação. 

São tarefas que precisam principalmente de internet e da criatividade do profissional para serem realizadas. Assim, ele consegue manter contato por videoconferência com os outros colaboradores da equipe e traçar metas, tudo isso sendo realizado em casa.

Designer Gráfico

O visual de uma marca e das suas campanhas são essenciais para atrair o público e o profissional responsável por essas produções é o Designer Gráfico. 

É uma das profissões que encontra flexibilidade para atuar em home office. Ele pode oferecer os seus serviços a uma empresa ou a várias como freelancer, sem precisar sair de casa para realizar suas atividades, pois consegue produzir e entregar os seus trabalhos sem precisar ir até a empresa.

Inscreva-se

Programador e Desenvolvedor

As profissões voltadas para o ramo da tecnologia são bastante procuradas por empresas que as utilizam nas rotinas empresariais. Principalmente para:

  • Gerenciamento das redes de computadores;
  • Implementação de software;
  • Monitoramento e atualização de sistemas de segurança. 

Todos os mecanismos oferecidos pelos programadores e desenvolvedores contribuem para a otimização da organização.

Jornalista

O jornalismo é uma profissão que permite o trabalho realizado em casa. Com o avanço do digital muitas matérias e artigos são disponibilizados em jornais, revistas, blogs e sites on-line. Dessa forma, o profissional tem a chance de optar pelo trabalho home office, disponibilizando suas informações e notícias sem sair de casa.

Além disso, essa área permite aos seus profissionais ser freelancer, mais um fator que colabora para o home office. Vale ressaltar, que o jornalismo não se restringe somente à cobertura de notícias, possibilitando aos seus profissionais participar das produções de textos promocionais, comerciais, informativos e outros.

Psicólogo


Com a pandemia, o atendimento on-line dos psicólogos ganhou mais foco no mercado, uma vez que as restrições impostas para o controle do covid-19, aconselhava que consultas fossem feitas por vídeo chamada. 

Sendo assim, popularizou o atendimento psicológico fora do consultório, tendo a possibilidade de ocorrer por videoconferência, muitos profissionais tiveram afinidade com essa modalidade e optou por permanecer após a pandemia. Além disso, muitos pacientes têm uma rotina agitada e com a consulta on-line tornou-se mais facilitador, dedicar uma hora do seu dia para o atendimento psicológico.

Contador


Uma profissão com tarefas flexíveis é o contador, ou seja, podem ser realizadas sem precisar estar em uma empresa ou no seu escritório fora de casa. No seu lar ele pode analisar e orientar o financeiro de uma pessoa física ou de uma empresa.

Dessa forma, o contador tem o benefício de prestar seus serviços a uma empresa ou mais de uma, sem precisar estar diariamente se deslocando da sua casa até a sede da organização. Já que os dados, papéis e recibos, podem ser disponibilizados ao contador e suas avaliações podem ser feitas em qualquer lugar.

Professor


O professor também pode atuar além da sala de aula, uma das possibilidades é dar aulas on-line ou aulas particulares. 

Nas aulas on-line geralmente são voltadas para cursos a distância. O docente que opta por atuar nesse campo, precisa desenvolver uma abordagem que possa contribuir para aprendizagem do aluno. Ou seja, criar mecanismos para que o aluno compreenda e interaja na aula, mesmo a distância.

Já os cursos que são aulas gravadas são ainda mais flexíveis para o docente, pois ele pode gravar o conteúdo na hora que quiser e depois disponibilizar na plataforma. 

Vale ressaltar, que esses profissionais devem manter uma rotina organizada para atender todas as demandas como atividades, gravação de aula e avaliações.

Consultor

Atualmente muitas empresas ou pessoas estão buscando a ajuda de um consultor. Na maioria das vezes, são consultores especializados em negócios. 

Eles são os responsáveis por analisar como o mercado está e avaliar quais são os impactos para aquela organização. Por exemplo, usando detectam alguma falha vão propor mudanças que possam reparar aquele erro e contribuir para o crescimento da empresa. 

Essas consultas podem ser realizadas dentro do ambiente da empresa ou em qualquer lugar, muitos dos consultores preferem optar por home office. Evitando o desgaste de sair da sua residência para oferecer seus serviços, já que podem ser ofertados por videoconferência ou outro meio escolhido pela empresa, juntamente com o profissional.

Coach

Profissionais e empresas estão buscando um coach para ajudar na sua performance. Eles são uma boa ferramenta para ajudar a alcançar o crescimento. 

Já que vão aplicar métodos que resultam em estratégias para alcançar determinado objetivo. Eles são agentes importantes para o autoconhecimento, pois colaboram para a análise dos pontos fortes e dos que precisam ser melhorados. 

O coach focam no trabalho de aperfeiçoamento de:

  • Carreira;
  • Empresarial;
  • Liderança;
  • Vendas;
  • Estudo;
  • Relacionamentos.

O coach pode ir até o cliente ou atendê-lo no seu consultório, mas alguns preferem atender os seus clientes por videoconferência, assim eles podem trabalhar como home office e atender um número maior de clientes, já que seu horário pode ser mais flexível.

Editor de vídeo

O editor de vídeo recebe gravações completas e precisa realizar cortes para ficar de acordo com a mensagem que aquele vídeo deve passar. Seu trabalho não se restringe a utilizar um software de edição para editar o vídeo. 

Vai muito além disso, já que precisa de um olhar clínico para captar detalhes que podem enriquecer o vídeo e convencer o público. 

Os editores oferecem principalmente seu trabalho para o marketing, cinema e televisão, pois são meios que utilizam de vídeos para realizar os seus objetivos. 

Como é uma profissão que pode ser executada em qualquer lugar utilizando celular ou notebook, esses profissionais têm o privilégio de prestar seus serviços em casa.

Esse fator o ajudam a atender um número maior de clientes e ter mais flexibilidade com os seus horários.

Social media

O mundo digital é relevante em vários aspectos, um deles é o crescimento e propagação de produtos de uma marca. Dessa forma, contrata profissionais especializados em gerir redes sociais e meios midiáticos para levar uma mensagem para o público e o atrair. 

Esses profissionais são o social media que vão analisar o público alvo e o mercado para criar estratégias adequadas para o engajamento do público com a marca e permitir que a empresa ganhe mais espaço no mercado.

Para isso, vai elaborar conteúdos, gerir comunidades e buscar meios de interação do público. O social media é fundamental para o crescimento da marca no meio digital.

Suas funções possibilitam ser realizadas sem ser dentro de uma sala de uma empresa, eles têm a oportunidade de trabalhar em home office.

Revisor e tradutor

É uma excelente área para profissionais de letras ou pessoas com fluência no inglês que realizaram cursos do idioma. Nesse sentido, eles são aptos para traduzir textos de um idioma para outro, e os profissionais de letras podem corrigir textos, verificando se tem coesão e se estão de acordo com normas gramaticais. 

Atualmente, é um mercado que está crescendo exponencialmente, pois revistas, instituições acadêmicas, empresas de marketing e comunicação, estão em busca desses profissionais para revisar os seus textos, artigos, apresentações ou outros documentos. 

É uma atividade que permite aos seus profissionais executarem em home office, muitos escolhem essa modalidade para conseguir atender um maior número de clientes e comandar os seus horários.

Agente de viagem 

O agente de viagens não precisa estar em uma agência para atender os seus clientes, ele pode oferecer passagens, roteiros turísticos, realizar reservas de hotel e outras atividades estando em casa. Muitos desses profissionais, utilizam das redes sociais para realizar a divulgação de promoções e atrair clientes. Por isso, é uma das profissões que podem ser excedidas na modalidade home office.

Diagramação

Benefícios do home office

O home office cada vez mais ganha adeptos por trazer benefícios para a qualidade de vida dos profissionais. Além disso, otimiza a produtividade do profissional trazendo vantagem para a empresa. 

Devido a expansão da internet e da tecnologia, o trabalho em casa tornou-se uma realidade, por trazer facilidades para o desenvolvimento de tarefas dos seus profissionais. Confira os principais benefícios:

Flexibilidade

Os profissionais home office têm a vantagem de organizar os seus horários de trabalho com mais autonomia. Além disso, tem o privilégio de não pegar trânsito todos os dias para o trabalho. Principalmente, os que trabalham como freelancer têm a independência de decidir qual é o melhor horário para produzir, por exemplo.

Algumas pessoas têm horários específicos para serem produtivas e por isso, não conseguem se adequar a uma jornada de trabalho comum. 

Dessa forma, o home office permite a esses profissionais atuarem de acordo com o horário onde são mais produtivos e assim conseguem produzir mais e desempenhar suas tarefas com mais qualidade. 

Por exemplo, têm pessoas que são mais ativas durante a noite, e quando realizam suas atividades durante o dia demoram um tempo a mais para concluir, já quando executam no turno da noite tem mais facilidade. Ou seja, com uma flexibilidade no seu horário de trabalho, o profissional consegue otimizar suas tarefas e realizar muito mais.

Comodidade

O home office proporciona ao profissional o conforto e a opção de adaptar um ambiente propício para a realização das suas tarefas. Ou seja, tem a oportunidade de personalizar o seu ambiente de trabalho do seu gosto.

Além disso, não se compara a casa ao ambiente do trabalho, já que em casa o profissional pode se sentir mais confiante. Dessa forma, tem mais coragem de ousar e assim tem ideias mais criativas e inovadoras. 

Nesse sentido, a comodidade de trabalhar em casa vai além do conforto físico, também interfere positivamente na conduta do profissional.

Qualidade de vida 

Hoje em dia empresas estão buscando oferecer aos seus profissionais a possibilidade de ter uma vida mais equilibrada, pois isso afeta na performance dos seus colaboradores. Muitos dos profissionais se queixam de não ter tempo para praticar esportes, ter um momento de lazer ou dar atenção à família e aos amigos. 

Já que a rotina de casa para o trabalho demanda tempo, que poderia ser aproveitado de outra forma. E profissionais sobrecarregados não conseguem realizar suas tarefas com um bom desempenho, quando é comparado aos que estão satisfeitos com o seu trabalho e vida pessoal.

De tal maneira, que o home office é mais vantajoso, por fornecer uma qualidade de vida melhor, quando é usado da maneira correta, respeitando o tempo da jornada de trabalho.

Veja também:

Home Home Office

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Qualidades profissionais: descubra quais são as suas!

6 min de leitura

Mulheres no mercado de trabalho: inclusão, perspectivas e mais!

Ao longo do tempo, a narrativa da mulher no mercado de trabalho tem-se desenrolado como uma rica tapeçaria de luta e ...
7 min de leitura

Relatório de estágio: o que é, como montar e mais!

Ao transpor a linha entre a teoria e a prática, o estágio surge como uma ferramenta fundamental na construção da ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Home Ver mais conteúdossobre Home Office