Eniac
Por Eniac em Jun 19, 2023 12:00:00 AM | 6 min de leitura

O que são sistemas web? 

Os sistemas web são softwares hospedados na internet, que podem ser acessados através de um navegador. Geralmente seu uso é muito comum em empresas ou em outras instituições que tenham a necessidade de armazenar dados e informações variadas em um mesmo lugar. Esse tipo de sistema pode ser acessado por funcionários, colaboradores ou até mesmo por clientes quando se fizer necessário.

Há algum tempo, só se podia utilizar um software em hardwares locais, com o software tendo que ser instalado. Desse modo, os dados e informações produzidas dentro do software eram armazenados localmente, o que tornava o compartilhamento de informações lento e pouco eficiente, além de não garantir a segurança dos dados em caso de perda do dispositivo. 

Com o avanço da tecnologia e a criação do sistema web, essa realidade mudou. Os dados passaram a ser armazenados de maneira mais segura e as informações passaram a ser compartilhadas de maneira mais rápida, além de não existir mais a necessidade de instalar qualquer coisa no dispositivo.

 

Como funciona? 

Para que o sistema funcione, é preciso que o software seja armazenado em um servidor, que funcionará guardando e organizando as informações em um banco de dados, e fornecendo os resultados das buscas feitas pelos usuários. Essa parte do sistema é chamada de back-end, e faz parte de uma das duas que constituem um sistema web. 

A outra parte é chamada de front-end, e é responsável por fornecer a parte visual e estética do sistema, que deve ser agradável, intuitiva e personalizada de acordo com a instituição que contratar a construção do mesmo. A front-end normalmente costuma ser programada utilizando linguagens como HTML, CSS, e JavaScript, enquanto a back-end geralmente é programada em PHP, phyton e MySQL.  

desenvolvimento de sistemas web

Quais são as linguagens utilizadas no desenvolvimento de um sistema web? 

Na front-end, o HTML é a linguagem utilizada para descrever a estrutura das páginas web. O CSS é a linguagem que descreve a apresentação da página, como as cores, a fonte e o layout. Já o javaScript é um código de programa utilizado para tornar a página web mais dinâmica e com novas interfaces. 

Na back-end, são utilizadas outras linguagens de programação, como o PHP, o Python e o MySQL, já citados anteriormente e que têm como função a programação e configuração das páginas do sistema e a maneira como os dados serão armazenados. 

 

Quais as vantagens de se ter um sistema web?

Esse modelo de software apresenta algumas vantagens, e uma das principais é que não é preciso a instalação de nenhum aplicativo ou programa no dispositivo utilizado, e também não é necessário fazer nenhuma configuração específica para acessá-lo. Basta inserir seu endereço no navegador e realizar o login. 

Além disso, ele pode ser desenvolvido de maneira personalizada para atender às necessidades do usuário.  Outra vantagem também é que o seu uso não fica restrito a um único local, podendo ser utilizado em qualquer lugar, desde que haja conexão à rede de internet.

Normalmente, o sistema também apresenta a vantagem de ser acessado de qualquer dispositivo conectado a internet, podendo ser feito o login através de um computador, notebook, tablet ou smartphone. Diferente de um site comum, o sistema web é desenvolvido para ser acessado apenas por usuários específicos, normalmente utilizando de um login e senha pessoal ou institucional. 

Os dados e informações armazenados nesse sistema são protegidos de possíveis perdas, sendo armazenados em nuvens e com a realização constante de backups, garantindo a seguridade do armazenamento e evitando prejuízos. Além disso, cópias físicas dos dados também podem ser feitas, aumentando ainda mais a segurança e o acesso caso ocorra alguma falha de conexão com a internet. 

Outro ponto sobre esse tipo de sistema é que ele necessita de manutenção. Mas isso não é de maneira alguma um problema, pois ao contrário de outros softwares mais tradicionais, no sistema web as atualizações não dependem do usuário. Nesse caso, a vantagem é que o sistema é atualizado para versões melhores sem intervenção do usuário, evitando possíveis erros e conflitos de comunicação dentro da empresa.

 

Como o sistema web é usado na prática?

Cada empresa ou instituição fará o uso do sistema de acordo com a sua necessidade. Mas, de forma mais clara, o sistema possibilita que seja feito o levantamento de mercadorias, o controle de funcionários, o cadastramento de clientes, o levantamento do faturamento da empresa e entre outras funções. 

Ele também pode ser usado em instituições de ensino, como portal de acesso dos docentes e discentes a notas, disciplinas, matrículas e outras informações. E também em clínicas e laboratórios, para o cadastramento de pacientes, prontuários, e até mesmo a disponibilização online do resultado de exames para os pacientes.

 

Quais as diferenças entre o sistema web, sites convencionais e aplicativos?

Apesar de um website convencional e do sistema web serem acessados da mesma maneira, através de um navegador em um dispositivo conectado a internet, os dois exercem funções diferentes. Um site comum tem função informativa, expositiva e geralmente é de acesso comum a todos que buscarem por seu endereço. 

O sistema web tem função interativa, acesso restrito, e sigilo dos dados que são abertos somente a seus usuários. Além disso, também possuem funções específicas, designadas de acordo com as necessidades de cada empresa, diferente dos sites comuns. 

Já a diferença entre o sistema web e os aplicativos, é que não existe a necessidade de se fazer o download de nenhum software no dispositivo, facilitando assim o acesso a ele. Por fim, resta falar sobre o responsável pela criação de um sistema web. 

É importante frisar que esse modelo de software traz inúmeras vantagens, mas para que ele seja executado com excelência e personalizado de acordo com as necessidades dos usuários, é preciso que seja feito por um profissional ou empresa capacitada. Assim, o ideal é que se procure por profissionais ou empresas especializadas em sistemas de informação e de tecnologia, que trabalhem com a construção do sistema web.

Veja também: