O profissional de letras, conhecido como letrólogo, possui várias atribuições, sendo que grande parte delas está associada a textos e à língua. Pelo fato de conhecerem bastante acerca da elaboração de obras e livros, eles podem trabalhar dentro da área de literatura como escritores, por exemplo.
Porém, atualmente, as atividades de um profissional desta área são cada vez mais requisitadas no campo da educação. No Brasil, por exemplo, há cerca de 200 mil escolas de educação básica, o que significa que existe um mercado de trabalho bastante favorável para o letrólogo, uma vez que matérias como português e língua estrangeira estão presentes na grade curricular obrigatória no país.
Todavia, os profissionais que não possuem interesse em atuar como professor também encontram boas oportunidades no mercado, pois podem trabalhar em editoras, agências de propaganda, emissoras de rádio e TV, empresas de tradução e departamentos de comunicação de órgãos públicos ou privados.
Sendo assim, infere-se que o campo de atuação para o graduado em Letras é vasto e com tendência de crescimento, tendo em vista que está sendo cada vez mais exigida a criação de conteúdos bem escritos e revisados em vários segmentos da sociedade.