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A graduação de Engenharia da Computação é segmentada em 10 períodos, podendo ser concluída em 5 anos, geralmente.
O bacharelado, sendo da área de engenharia, possui várias matérias da área das exatas, que são fundamentais para o desenvolvimento profissional dessa área. As matérias básicas irão complementar o conhecimento que o estudante tem sobre operações matemáticas e a área das ciências da natureza. Dentre as matérias iniciais, estão: Probabilidade e Estatística Aplicada à Engenharia, Cálculo I e Introdução à Engenharia.
Após criar uma base firme sobre os conceitos básicos, o discente se aprofunda no mundo da engenharia da computação. As matérias auxiliam o aluno a expandir seus conhecimentos sobre os computadores, deixando de lado o conceito de ser apenas uma máquina para entretenimento e trabalho digital. Em meio as matérias, estão: Arquitetura de Computadores, Engenharia de Software e Resistência dos Materiais.
O mercado de trabalho para a engenharia da computação está em crescimento, pois surgem novas tecnologias diariamente. O engenheiro desta área tem uma gama de oportunidades para trabalhar, pois a tecnologia é utilizada em praticamente todos os ambientes de trabalho e serviço.
De acordo com o site Vagas.com.br, o engenheiro de computação se inicia ganhando R$4.211,00 de salário e pode vir a ganhar até R$8.052,00. A média salarial para Engenheiro de Computação no Brasil é de R$6.526,00.
A formação mais comum é de Graduação em Engenharia da Computação. As especialidades com os melhores salários são Engenheiro de Equipamentos em Computação, Engenheiros de Sistemas Operacionais em Computação e Engenheiro de Aplicativos em Computação.
Engenharia de Hardware
Um hardware bem estruturado é fundamental para o funcionamento de um computador. Essa parte funciona como um mediador entre o sistema operacional e quem o controla, pois é a parte material da máquina e será a base para o desenvolvimento das funções digitais do computador.
Logo, o engenheiro de computação será responsável por criar e aprimorar essa parte física dos computadores, através da implementação de chips, teclados, memória e outros chamados widgets, que complementam a maquinaria. Eles podem participar de todo o processo da criação do hardware, desde a fase de projeto até os testes de qualidade.
Engenharia de Firmware
Firmware é o termo usado para definir as interações básicas entre o software e o hardware. É por meio desse software que as principais manutenções são feitas no aparelho. Um exemplo básico é a interação do sistema operacional de um smartphone e as interações com o seu hardware.
O engenheiro de computação pode atuar criando tanto o hardware quanto o software e promover essa interação, gerando os firmwares. Esse profissional é um importante mediador entre o homem e a máquina, pois o consumidor final de ambos os produtos se beneficiará do trabalho que o engenheiro teve.
Suporte Técnico
Por trabalhar no processo de criação e montagem dos computadores, uma das áreas da engenharia da computação consiste na prestação de serviço quando algo acontece com a maquinaria. Ele atua na assistência também da programação da máquina, caso ocorra um erro de firmware ou software também.
Esse profissional poderá atuar em diversas empresas e instituições responsáveis por manutenção técnica, mas também podem ser contratados pelo próprio local que receberá sua mão de obra.
Desenvolvimento de Aplicativos
Os aplicativos de celular fazem parte do dia a dia sendo auxiliadores de tarefas e meios de entretenimento e comunicação das pessoas. Vários profissionais estão aptos a desenvolver esses aplicativos, inclusive o engenheiro da computação.
*Matriz curricular sujeita a alterações
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