Networking, Home

Eniac
Por Eniac em Jul 19, 2023 12:00:00 AM | 4 min de leitura

A tecnologia é uma boa forma para conseguir emprego ou para descobrir talentos para sua empresa. Já que hoje em dia, várias ferramentas estão sendo usadas para esse meio. Uma delas é a rede social Linkedin que é usada por muitos profissionais e empresas como uma forma de criar um bom networking e parcerias.

Principalmente, para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho agora ela é excelente para ajudar a conquistar seu lugar e também de fazer conexões que vão ajudar de forma significativa na sua área profissional. 

O que é Linkedin

É uma rede social que o seu objetivo principal é a divulgação profissional dos seus usuários e também usado pelas empresas como um meio para encontrar um profissional, através dos perfis que estão cadastrados nela.

Linkedin possibilita às pessoas e as marcas criarem uma interação, contribuindo para o conhecimento de contatos empresariais e assim muitos profissionais encontram vagas de emprego nela. 

Dessa forma, o usuário pode criar um perfil, no qual pode colocar seu grau de escolaridade, suas especializações e outras atividades profissionais, além de conseguir também expor seus projetos e falar um pouco sobre si. 

Já as empresas e marcas podem usar a rede social linkedin para encontrar os usuários que mais se adequam a determinadas vagas que a empresa está oferecendo e aproveitando para selecionar os melhores para o seu banco de talentos.

Como funciona o Linkedin para realizar conexões

O Linkedin permite que cada pessoa possa realizar conexões profissionais com várias pessoas do seu âmbito, colegas de trabalho, clientes ou futuros vínculos profissionais. Tudo isso acontece dentro de três conexões que funcionam da seguinte forma:

  • Conexão 1° grau: São dos perfis que já tem uma conexão direta, que é devido ao convite que foi realizado por alguma das partes e aceito. Quando querem interagir, podem mandar uma mensagem diretamente no inbox.
  • Conexão 2° grau: São os usuários quem tem conexões em comum, só que ainda não tem uma conexão direta. Para conseguir uma conexão direta pode enviar um convite ou entrar em contato por um InMail que é uma ferramenta do Linkedin para os usuários premium.
  • Conexão 3° grau: São usuários que são conectados às suas conexões de 2° grau, para entrar em contato com eles, pode ocorrer de duas formas. A primeira é se o sobrenome da pessoa for exibido você pode solicitar um convite, caso não apareça o sobrenome você tem a possibilidade de entrar em contato pelo InMail.

Em cada usuário do Linkedin vai aparecer um ícone de 1°, 2° e 3° grau ao lado dos nomes deles ou também no perfil da conexão.

Como usar o LinkedIn a favor da sua empresa 

Se você tem uma empresa é quer usar o Linkedin para descobrir possíveis talentos para trabalhar na sua empresa ou para criar vínculos de parcerias. Veja algumas dicas para você usar o Linkedin a favor da sua empresa:

Publique conteúdos 

Pode usar o Linkedin para fazer publicações que chamem atenção ao seu público alvo e como uma forma de divulgar a empresa. No Linkedin tem a possibilidade de fazer publicações em uma plataforma própria, como um blog, dando a oportunidade das outras pessoas compartilharem em outras redes e comentarem. 

Dessa forma, você pode divulgar assuntos relacionados a sua empresa e aumentar a audiência, além de chamar atenção de futuros colaboradores. 

Participe de grupos

No LinkedIn tem a opção de participar de grupos, sendo uma ótima forma de criar vínculos com profissionais e empresas que são do mesmo nicho. Além disso, é uma oportunidade de divulgação, pois as discussões mais relevantes dos grupos ficam na parte superior da página.

Crie anúncios 

O Linkedin oferece a opção de divulgar anúncios, uma maneira de alcançar um público maior e também de divulgar suas vagas de emprego e outras coisas da sua empresa. Além disso os anúncios no LinkedIn seguem esses modelos:

É possível atingir tomadores de decisão do seu mercado.

  • Soluções Self-Service, indicadas para investimentos em anúncios abaixo de R$ 15.000 por mês;
  • Soluções Corporativas, para investimentos em anúncios acima de R$15.000 por mês.

Nesse sentido, os anúncios já atingem devidamente o público alvo, já que são direcionados dessa forma. Por isso, vale a pena verificar bem como é a sua empresa para adquirir o que está de acordo com ela. 

Linkedin Premium

A abertura de uma conta no Linkedin é gratuita, mas aqueles que optam pelo Linkedin Premium têm direito a alguns outros benefícios, como visualizar quais foram as pessoas que visitaram seu perfil e enviar mensagens para quem ainda não é seu contato. 

Dessa forma, com o LinkedIn Premium tem acesso a funcionalidades específicas que pode contribuir para a empresa descobrir quais são os perfis que visitam o seu perfil, assim podem criar uma relação com eles, além de outros benefícios que o premium oferta, que são eles:

  • Mais chances de ser encontrado por recrutadores;
  • O perfil fica em destaque quando se candidatar a uma vaga;
  • Pode olhar os visitantes do perfil e ainda manter o modo anônimo;
  • Pode receber mensagens de quem não é seu contato e não têm Linkedin Premium;
  • Tem a sua disposição estatísticas sobre a sua conta e assim criar estratégias mais específicas.

O Linkedin Premium ajuda de forma considerável aqueles que utilizam dessa plataforma como o maior meio de conseguir um emprego ou de captar talentos para sua empresa. Além disso, o Linkedin Premium é importante para aqueles profissionais que trabalham como freelancer, já que as funcionalidades dele podem ajudar a encontrar vagas mais específicas para sua área. 

Networking Home

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Relatório de estágio: o que é, como montar e mais!

Ao transpor a linha entre a teoria e a prática, o estágio surge como uma ferramenta fundamental na construção da ...
6 min de leitura

Saiba como escolher a profissão dos seus sonhos!

Na encruzilhada entre juventude e maturidade, a decisão profissional clama por uma escolha criteriosa diante do vasto ...
5 min de leitura

Evitar procrastinação: como focar nos estudos!

Em um mundo cada vez mais veloz e repleto de distrações digitais, a procrastinação surge como um dos grandes desafios ...
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Networking Ver mais conteúdossobre Home